quinta-feira, 18 de junho de 2009

Iniciativa filantrópica na UFRGS reúne profissionais da comunicação e bom humor

Evento da comunicação reúne troca de experiências sobre o mercado, responsabilidade social e espetáculos de comédia

Cada vez mais as empresas notam que para se desenvolverem precisam de uma comunicação eficaz, profissionais capacitados, desenvolver ações de responsabilidade social e ao mesmo tempo manter um bom ambiente de trabalho. Reunindo todas estas características, futuros Relações Públicas promovem o Stand Up COM, que consiste em uma campanha filantrópica que vai reunir um painel sobre o mercado de comunicação com inserções de humor de stand up comedy.

A campanha se inicia oficialmente na segunda-feira, na sede da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação – Fabico (Rua Ramiro Barcelos, 2705), que ministra os cursos de publicidade e propaganda, relações públicas e jornalismo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Um espaço para arrecadação será colocado no saguão da instituição. A iniciativa vai do dia 15 a 18 de junho, reunindo alimentos não perecíveis e agasalhos, que logo após serão doados para o albergue do Instituto Espírita Dias da Cruz.

No dia 18 de junho às 19h ocorre um painel com profissionais capacitados e com experiência no mercado, que falam sobre temas ligados com as novas tendências do ambiente empresarial da comunicação. O bate-papo será aberto e encerrado por shows de stand up comedy, que consiste em uma técnica de humor na qual o comediante apenas dialoga com um uma plateia, contando uma história engraçada para os presentes.

Para mais informações, acesse o blog do evento.

Sobre o painel

Hoje, o Brasil possui mais de 60 milhões de internautas. Para falar sobre comunicação e linguagem web, a mestre em Comunicação e Informação pela UFRGS, Gisele Honscha fala sobre as novas tendências do mercado de comunicação na internet, uma mídia gratuita e de grande crescimento. Dentre suas experiências profissionais, foi gerente de Mídias Sociais do CUBOCC, desenvolvendo estratégias de comunicação.

Você sabe o conceito de “live marketing”? A agência promocional Mazah é especialista no tema e por isso ministra o tema “No Media – novos consumidores”. A empresa atua no mercado desenvolvendo ações de relacionamento com ideias inovadoras para o público, voltadas para a conexão entre marcas e pessoas.

O programa “Mais Cultura”, do governo federal, prevê o investimento de R$ 2 bilhões até 2010. Você ainda não consegue ver isso como um novo nicho de mercado? A sócia-diretora da Liga, Dedé Ribeiro, explica melhor como a gestão cultural vem se modernizando e se tornando um novo nicho de trabalho para comunicadores. A profissional possui pósgraduação em produção cultural pela Universidade de Paris e atua no ramo há mais de 30 anos.

O painel é aberto e encerrado com inserções de humor realizadas pelo profissional Susto Humor, um dos mais conhecidos de Porto Alegre na área. Ele atua fazendo piadas e brincadeiras conforme cada ambiente em particular e está se especializando em stand up comedy.

Sobre a instituição beneficiada

Fundado em janeiro de 1907, o Instituto Espírita Dias da Cruz presta serviços de cunho social, dentre eles, as obras assistencialistas, Albergue e Creche Casa do Pequenino, além dos trabalhos oferecidos pela casa espírita (Evangelização da infância e juventude, Passes, Assistência Espiritual, Palestras doutrinárias).

Funcionamento do Albergue: divido em dois prédios (um para os homens e outro para as mulheres), tem refeitório, dormitórios com beliches, cozinha (somente no prédio das mulheres), sala de TV e banheiros. A capacidade é de 100 pessoas, sendo 62 homens e 38 mulheres. A entrada ocorre das 18h às 19h30min, sendo feita uma triagem após a entrada. Há o horário para banho, palestras doutrinárias e passes, jantar, momento livre, horário de dormir, café da manhã e a saída das 6h30min às 7h. A instituição ainda disponibiliza assistência médica, odontológica, balcão de empregos e curso de informática.

Sobre o mercado

Desde o início dos anos 80, o mundo vive saiu da Era Industrial para entrar na Era da Informação, onde a sociedade passou a valorizar as pessoas que tinham conhecimento do que faziam. De lá para cá, o mercado se modernizou a ponto de iniciar uma guerra de marketing, fazendo com que as instituições definissem seus clientes como “público-alvo”. A Era da Informação é um reflexo do surgimento de novas tecnologias, e hoje o mundo contemporâneo passa por uma nova reformulação nesse sentido, em virtude do surgimento constante de novas ferramentas e mercados.